Blogger templates

Recent Articles

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Interatividade e aprendizagem. João Mattar.

0 comentários
Impossível estudar sobre Educação a Distância sem lidar com o conceito de Interatividade e como esta dita cuja interfere na aprendizagem do aluno.
Para o Professor João Mattar (vide minha lista de blogs) diversos autores (Wagner, Lemos, Alex Primo e Marcos Silva) tentam conceituar este termo, sendo que cada autor traz uma definição. De um modo geral, interação é a troca entre indivíduos ou indivíduos e objetos e interatividade, palavra mais recente é a relação indivíduo e máquina.
Mattar é o autor de um excelente artigo chamado "Interatividade e Aprendizagem" onde ele traz Vigotsky e Piaget para a discussão dizendo que os dois acreditavam no processo de aprendizagem feito  pela interação e diz que o objetivo de um curso deve ser implementar estratégias e recursos e feedback. 
O artigo é muito bom, nos ensina e nos faz refletir sobre como acontece o processo de aprendizagem e de que forma ele pode acontecer em um cenário onde o protagonismo e a autonomia do aluno é peça chave para o sucesso.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Nativos Digitais e Imigrantes Digitais.

0 comentários
Lendo sobre EAD para os trabalhos da Pós-Graduação eu descobri o termo "Nativos Digitais". Mas o que seriam, ou quem seriam os nativos digitais?

Vivemos uma época que proporcionou a junção da tecnologia com a sociabilidade, criando uma nova cultura: a cibercultura e esse contexto, aparecem os
“nativos digitais”, conceito criado por Mark Prensky para designar todo aquele que nasceu nesta época de intenso uso da informática e se aproveita de todos os aparatos tecnológicos no seu cotidiano
Em contraposição aos "nativos digitais há outra designação que são os “imigrantes digitais”, forma como Mark Prensky denomina todos aqueles que nasceram em período anterior à Internet e procuram incorporar a tecnologia no seu cotidiano, mas deixando sempre um rastro de sotaque analógico nos seus afazeres.
Na prática,meus sobrinhos que nasceram na década de 90 quando já existia internet são "nativos digitais" e eu que nasci na década de 70 (nossa, isso tudo?) sou uma "imigrante digital".
E você, onde se encaixa?
Para saber mais leia aqui a tradução do artigo de Marc Prensky:
Até Mais!
Eva

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Unitins vai deixar de ter EAD

0 comentários
Olá Pessoal, 
Ví agora bem cedo uma notícia que gostaria de repassar para vocês.
Em um momento onde a EAD e as tecnologias educacionais estão em plena expansão a Unitins - Universidade do Tocantis vai deixar de oferecer cursos nesta modalidade.
E isto como parte de um termo de ajuste de conduta assinado entre a Universidade, o Ministério da Educação e o Ministério Público Federal. (Por que será? Eu realmente gostaria de saber!)
Vejam a Notícia e deixem seus comentários.


A Universidade do Tocantins (Unitins), segunda maior instituição brasileira de ensino de graduação à distância, deverá deixar de funcionar na maior parte do país e vai transferir cerca de 60 mil universitários para outras faculdades.
É o que prevê o termo de ajuste de conduta assinado ontem pela Unitins com o Ministério Público Federal e o Ministério da Educação (MEC).
A transferência será comunicada hoje aos alunos e deverá ocorrer até o início das aulas, no segundo semestre. A medida foi exigida pelo MEC. O ministério concluiu que a Unitins, uma instituição pública vinculada ao governo de Tocantins, cometia duas ilegalidades: cobrança de mensalidades e transferência de atividades acadêmicas a uma empresa privada que não tem autorização para oferecer cursos de graduação à distância.
— A era de intermediários entre a universidade e seus alunos acabou — disse o secretário de Educação à Distância do MEC, Carlos Bielschowsky.
Segundo ele, os alunos não serão prejudicados. Será possível transferir pelo menos 60 mil dos cerca de 75 mil estudantes para outros cursos, informou o MEC.
Quando isso não for possível, o ministério poderá permitir que os alunos concluam a faculdade na Unitins, que está proibida de fazer novas matriculas.
Fonte: Jornal O Globo