Blogger templates

Recent Articles

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Interatividade e aprendizagem. João Mattar.


Impossível estudar sobre Educação a Distância sem lidar com o conceito de Interatividade e como esta dita cuja interfere na aprendizagem do aluno.
Para o Professor João Mattar (vide minha lista de blogs) diversos autores (Wagner, Lemos, Alex Primo e Marcos Silva) tentam conceituar este termo, sendo que cada autor traz uma definição. De um modo geral, interação é a troca entre indivíduos ou indivíduos e objetos e interatividade, palavra mais recente é a relação indivíduo e máquina.
Mattar é o autor de um excelente artigo chamado "Interatividade e Aprendizagem" onde ele traz Vigotsky e Piaget para a discussão dizendo que os dois acreditavam no processo de aprendizagem feito  pela interação e diz que o objetivo de um curso deve ser implementar estratégias e recursos e feedback. 
O artigo é muito bom, nos ensina e nos faz refletir sobre como acontece o processo de aprendizagem e de que forma ele pode acontecer em um cenário onde o protagonismo e a autonomia do aluno é peça chave para o sucesso.

0 comentários: