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sábado, 3 de setembro de 2011

UAB oferecerá mestrado a distância – Mestrado EAD

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Primeiras vagas serão abertas a partir do primeiro semestre de 2011
A partir de 2011, a UAB (Universidade Aberta do Brasil) passará a oferecer os primeiros programas de pós-graduação stricto sensua distância. Atualmente, são disponibilizadas vagas em cursos de graduação e especialização. Estão previstas, a princípio, a criação de dois cursos de mestrado profissional: educação infantil e docência em matemática para escola básica. A decisão é um marco na modalidade, já que não existem mestrados a distância no Brasil. Anovidade, divulgada com exclusividade ao Universia por Celso José da Costa, coordenador-geral do sistema, integrará o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica do MEC (Ministério da Educação).
“Com a maturidade do programa, essa expansão é mais do que necessária. Atéporque a capacitação dos professores da rede pública de ensino não se limita à graduação e a especialização”, explica Costa, que acrescenta a importância da UAB no processo de formação continuada dos educadores brasileiros. “Aqueles que já concluíram a graduação terão a oportunidade de continuar a estudar e se aperfeiçoar”, justifica. De acordo com o coordenador-geral, os programas ainda estão em fase de desenvolvimento e comissões especializadas se reunirão ao longo do ano para definir tanto o plano pedagógico, como o administrativo. “O edital de seleção de propostas será lançado ainda esse ano”, garante ele, que prevê a abertura das primeiras vagas no primeiro semestre de 2011.
O potencial da iniciativa é reconhecido por Paulo Monteiro Vieira Braga Barone, presidente da Câmara de Educação Superior – órgão vinculado ao Conselho Nacional de Educação. Na opinião dele, os programas de pós-graduação stricto sensu influenciarão a formação dos professores brasileiros. “A docência é muito mais ligada à concepção, do que a evidência. Daí a importância de garantir o contato de nossos profissionais à vivência em investigação”, ressalta ele. “Portanto, espera-se que essa oportunidade influencie muito mais gente, tanto no trabalho quanto nos processos formativos”, acrescenta ele.
Ao mesmo tempo em que o programa contribuirá com a formação dos docentes, promete viabilizar mudanças na rede pública de Ensino Básico no País. É o que acredita Klaus Schlünzen Junior, coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho). “A própria característica do mestrado profissional viabilizará esses dois processos. Até porque, o programa alia formação teórica às necessidades do próprio mercado. Ou seja, os estudantes serão mobilizados a desenvolver trabalhos de investigação relacionados ao sistema educacional brasileiro com a identificação de soluções para problemas reais”, explica ele.
Além disso, a modalidade a distância permitirá o aumento do contato de professores com os programas de pós-graduação stricto-sensu. “A formação superará barreiras geográficas. E mais, permitirá uma riqueza cultural ainda maior ao curso”, acredita Schlünzen Junior.
Garantia de qualidade
Apesar do potencial, o sucesso dos novos programas da UAB vai depender das estruturas adotadas. “Hoje a preocupação frequente na implementação de qualquer curso, seja ele presencial ou a distância, é a qualidade”, enfatiza Barone. Fator que, segundo ele, é ainda mais relevante em iniciativas pioneiras. “Ainda que a legislação brasileira possibilite a criação de cursos de pós-graduação stricto sensu a distância, não há programas com essas características no País”, afirma ele.
Barone acredita que o preconceito com relação à modalidade também gera uma maior desconfiança no processo de formação, sobretudo em mestrados e doutorados. “As experiências recentes, porém, comprovam que os processos bem planejados podem formar bons profissionais. Há inclusive graduados pelo sistema que garantiram os primeiros lugares em concursos públicos”, declara o presidente da Câmara de Educação Superior, que acredita na repetição da tendência nos cursos strictos sensu da UAB. “Mas até que os resultados sejam conquistados nessa nova proposta, o esforço com a qualidade será o principal atrativo”, diz Barone.
A garantia da qualidade, na opinião de Barone, está na interação entre corpo docente e discente. Ele aponta ainda a importância dos programas respeitarem os princípios dos próprios cursos presenciais. “A gestão do mestrado a distância precisa ser muito bem pensada para que a formação dos profissionais não seja deturpada e garantam os mesmos resultados dos programas presenciais”, defende ele.
Para preservar a excelência da formação das pós-graduações das instituições de Ensino Superior públicas, Costa garante a adoção dos mesmos procedimentos adotados pelos cursos presenciais. “Os pré-requisitos exigidos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) também deverão ser respeitados”, resume o coordenador-geral da UAB.
Mesmo sendo a distância, Barone ressalta ainda a necessidade de dedicação por parte dos estudantes. “Para possibilitar isso, será obrigatória a oferta de bolsas. Até porque, a dedicação à pesquisa, mesmo que na modalidade a distância, é essencial para a realização de pesquisas”, afirma ele. A real necessidade de auxílios, porém, já está nos planos do sistema UAB. “Pela primeira vez, o governo oferecerá bolsas na modalidade mestrado profissional”, assegura Costa. Ele garante já ter o aval tanto da Capes como do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para isso.
Muito mais do que oferecer cursos de pós-graduação stricto sensu, a UAB servirá de base na implementação de novos programas. “A iniciativa passará a servir de exemplo e de incentivo para as instituições de ensino, tanto privadas como públicas”, afirma Schlünzen Junior. Ele relaciona essa responsabilidade à importância da construção de uma estrutura sólida para os novos programas de pós-graduação.
Fonte Universia
http://www.uab.capes.gov.br/

Primeiro mestrado a distância foca professor da rede pública

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Primeiro mestrado a distância foca professor da rede pública

UFG - Inscrições abertas para especialização em Epidemiologia à distância

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UFG - Inscrições abertas para especialização em Epidemiologia à distância

FNDE libera R$ 250 mil para curso de Pedagogia em Ead da UESPI

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O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, creditou em conta o valor de R$ 254.885,40, referente ao convênio Uespi/FNDE de Nº 400.008/2010, celebrado no dia 11 de maio deste ano.
Os recursos asseguram o início das atividades do curso de licenciatura plena em Pedagogia nos polos UAB de Piracuruca, Uruçuí, Bom Jesus, Buriti dos Lopes, Piripiri e Campo Maior, que deverão ocorrer em outubro, juntamente com as aulas dos vestibulandos dos cursos constantes no edital do Vestibular UAB/Uespi 2011.2, cujo resultado final está previsto para ser divulgado até o final de setembro.
A diretora geral, professora Márcia Percília Moura Parente, e o diretor ajunto, professor Raimundo Isídio de Sousa, do Núcleo de Educação a Distância (Nead/Uespi), comemoram a liberação dos recursos e início das atividades dessa graduação: “Estávamos bastante ansiosos. Diversas frentes foram utilizadas no trabalho de convencionamento do FNDE da necessidade que tínhamos desses recursos para que começássemos as aulas. Contávamos com os alunos e tutores selecionados, mas faltavam os recursos financeiros, que tinham como origem o Governo Federal - nesse caso o FNDE - para custear as atividades acadêmico-pedagógicas”, afirma o professor Raimundo Isídio de Sousa.
A diretora do Nead/Uespi e o reitor da Uespi, professor Carlos Alberto Pereira da Silva, chegaram a ir a Brasília em busca da liberação do valor referente ao convênio. A professora Márcia Percília Moura Parente lembra que o senador Wellington Dias e o deputado federal Nazareno Fonteles colaboraram para que o dinheiro fosse liberado: “Os dois parlamentares enviaram ofícios ao ministro da Educação e ao presidente do FNDE solicitando a liberação, uma vez que precisávamos iniciar as aulas e os estudantes, com toda razão, cobravam um retorno sobre a situação. Agora, os estudantes precisam ficar atentos quanto a matricula curricular, que deverá ser acolhida no início de outubro, haja vista que todos já têm matrícula institucional”, finaliza a diretora geral.

Guia Prático de Educação a Distância para Professores, Coordenadores e Alunos

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Educação a Distância na prática

A Editora Campus/Elsevier lança um guia prático para professores, coordenadores e alunos sobre como utilizar, de maneira eficiente, os ambientes de educação a distância mais utilizados atualmente no Brasil. O livro EAD na Prática — Planejamento, Métodos e Ambientes — apresenta uma visão geral e teórica sobre o que é a Educação online e entra gradativamente nos processos pedagógicos dos ambientes virtuais de aprendizagem. Ao longo dos capítulos, os autores Dilermando Piva Jr., João Ricardo Silveira Pupo, Luciano Gamez e Saullo Hanniel Galvão de Oliveira descrevem suas experiências acadêmica e profissional.

Os estudiosos mostram ainda quais são as principais barreiras a serem superadas por professores, profissionais e alunos deste setor. Eles também tecem comentários sobre as correntes filosóficas, as abordagens, os modelos pedagógicos ideais para os mais diversos formatos de ensino e as plataformas, como Moodle e BlackBoard, entre outras. A obra é uma perfeita interação entre educador e estudante.

Segundo os autores, a Educação a distância cresceu cerca de 40% ao ano no Brasil e está se consolidando como a forma ideal de ensino em um país de grandes extensões territoriais como o nosso. De acordo com eles, os gastos das empresas com ensino a distância já somam mais de R$ 500 milhões desde 2005.

Sobre os autores:

Dilermando Piva Jr. é coordenador de Educação a Distância do Centro Paula Souza para o Ensino Superior (Fatecs). Doutor em Engenharia de Computação pela UNICAMP na área de Automação – Inteligência Artificial e Ensino a Distância. Professor da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba e responsável técnico do Centro Paula Souza no convênio com a UNIVESP. É professor da PUC-Campinas. Atua nas áreas de Educação a Distância, Programação (Algoritmos e Engenharia de Software), Inteligência Artificial, Tecnologia educacional e Gestão Educacional. Autor de dezenas de artigos nacionais e internacionais e de livros na área de tecnologia educacional. Avaliador do Ministério da Educação e do Conselho Estadual de Educação do Estado de SP.

João Ricardo Silveira Pupo é especialista em Docência do Ensino Superior com ênfase na área de Educação a Distância e possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente a área de Comunicação Empresarial em cursos superiores de Tecnologia.

Luciano Gamez é doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui larga experiência em planejamento, gestão e docência em Educação a Distância, produção editorial impressa e digital. É gestor de projetos educacionais em EaD e docente nas áreas de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação, Avaliação da Aprendizagem, Formação de Professores, Planejamento, Gestão e Docência da Educação a Distância.

Saullo Hanniel Galvão de Oliveira é graduado em Computação pela Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba. Atualmente trabalha como gestor de projetos em informática e telecomunicações. É professor de disciplinas na área de Banco de Dados em cursos superiores de tecnologia.

EDITORA
CAMPUS- ELSEVIER

Categoria: Universitário - Comunicação
Formato: 16x23 cm
Páginas: 216
Preço: R$ 49,90 

quinta-feira, 1 de setembro de 2011