Blogger templates

Recent Articles

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Estudo revela perfil do aluno em EAD

0 comentários

Além dos números do Ministério da Educação, o setor também conta com os dados do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (AbraEad), realizado pelo Instituto Monitor em parceria com a Abed. O Anuário faz o levantamento não apenas da educação superior, mas de todas as instituições credenciadas para ofertar a modalidade no país. O último levantamento foi divulgado em 2008, com dados de 2007.
Pela primeira vez, o Anuário pediu às instituições dados sobre o perfil socioeconômico dos alunos. O resultado diverge de pesquisas anteriores, como o estudo realizado por Dilvo Ristoff. O aluno do ensino a distância é majoritariamente feminino para cursos de graduação e pós-graduação, na rede federal. A idade média é maior do que na educação presencial: o número de alunos com mais de 30 anos corresponde a 35,8% das instituições da amostra. Do total, 29% afirmaram que seus alunos têm renda superior a três salários mínimos, contra 21% com renda superior a esse valor.
Fonte:
http://revistaensinosuperior.uol.com.br

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Mecanismo de Busca por Cursos a Distância - Veja qual curso está perto de você!

0 comentários
Olá!
Resolvi postar o link da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância - onde vocês podem encontrar um mecanismo de busca de cursos a distância em todo  o Brasil.

O Catálogo de Cursos é uma publicação exclusivamente virtual com a proposta de reunir em uma só lista os diversos cursos a distância oferecidos pelas Instituições de Ensino espalhadas por todo o Brasil.
São catalogados cursos de todos os níveis e áreas.
Vale a pena conferir!


MEC descredencia 17 polos de ensino superior a distância em Mato Grosso

3 comentários

O Ministério da Educação descredenciou 17 polos de ensino a distância instalados em Mato Grosso e ofertados pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), cuja sede é no Rio Grande do Sul. Com a decisão, a universidade terá até o dia 31 de dezembro para encerrar as atividades nestas unidades.

Os polos a serem fechadas no Estado estão localizadas em Água Boa, Aripuanã, Barra do Garças, Barra do Bugres, Campo Verde, Conquista D"Oeste, Cuiabá, Figueirópolis D"Oeste, Jaciara, Juara, Juína, Peixoto de Azevedo, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. No país, ao todo, serão 198 polos.

O descredenciamento atende o pedido da instituição, que alegou plano de reestruturação para enfrentar dificuldades financeiras, segundo assessoria. De acordo com a portaria publicada em Diário Oficial da União, a instituição tem 15 dias para encaminhar ao ministério uma lista dos estudantes que estão vinculados aos polos que serão fechados, com informações sobre o semestre e a graduação cursada.

Os alunos assistidos por esses polos deverão, ainda, ser transferidos para as 81 unidades restantes ou para instituições de ensino superior credenciadas pelo ministério.

Autor: Só Notícias/Karoline Kuhn

Governo lança programa de educação a distância para presos e servidores de presídios

1 comentários

Desde 5 de setembro o sistema carcerário paranaense é o primeiro do Brasil a contar com o Programa Educação Sem Distância, que leva conteúdos educacionais para presos, egressos e agentes penitenciários às prisões do Estado. Trata-se de um completo programa de capacitação a distância voltado tanto para a reciclagem profissional como para o desenvolvimento pessoal, visando também a reinserção na sociedade.
A iniciativa inédita se desenvolveu por meio da parceria entre a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná e a Dtcom, empresa especializada em comunicação e sistema de capacitação a distância.  Os cursos e workshops transmitidos em telessalas instaladas em unidades penais dão acesso a questões de desenvolvimento pessoal, práticas de saúde, direitos humanos, administração de conflitos, tratamento penal, motivação, aprimoramento de habilidades pessoais, além da preparação para o ENEM. “Cerca de 50% da comunidade carcerária, que hoje totaliza 15 mil pessoas no Paraná, não concluiu o Ensino Fundamental. O ensino a distância vem facilitar o acesso à educação e ajudar a viabilizar a lei votada no mês passado que diz que três dias de participação em cursos reduz em um dia a pena. É um projeto realmente inovador e de extrema importância”, declara Maria Tereza Uille Gomes, Secretária de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná.
O programa Educação Sem Distância: formação e desenvolvimento profissional do Sistema Penal acontece em duas frentes. A primeira é destinada aos presos e ex-presidiários que contam com um canal exclusivo de capacitação disponível nos aparelhos televisivos instalados dentro das celas ou em locais de convívio comum. Eles terão acesso a nove programas de preparação de alunos para o ENEM. “A expectativa dos presos e, principalmente, das famílias desses presos para o início do projeto é grande. O Programa Educação Sem Distância significa o acesso aos mesmos conteúdos assistidos por pessoas de fora do presídio. É o início da reinserção na sociedade”, analisa Marcos Marcelo Müller, diretor da Penitenciária Estadual de Piraquara II, onde mais 950 presos receberão o sinal da Dtcom.
RECICLAGEM DE PROFISSIONAIS
A segunda frente do programa é focada no agente penitenciário e servidores do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (DEPEN). São workshops compostos de quatro palestras no formato de talk show cada um, em que participam especialistas e convidados conhecedores da realidade do Sistema Penitenciário, com carga horária de 20 horas. A programação inclui também cursos focados no autodesenvolvimento e na excelência em gestão, desenvolvidos pela Dtcom. Para Luiz Francisco da Silveira, diretor da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, a grande sacada foi incluir os servidores neste programa. “O programa criou uma expectativa positiva no cotidiano dos colaboradores, mais de 80% já fizeram as suas inscrições para assistir às teleaulas”, completa.
Para a viabilização deste projeto, a Dtcom disponibiliza todo o seu sistema tecnológico de transmissão de sinal via satélite localizado em seu Parque Tecnológico, situado em Quatro Barras, no Paraná, para garantir a qualidade e a segurança da transmissão dos conteúdos. Cada penitenciária participante do programa receberá decodificadores digitais que receberão os sinais do satélite que transmitirão o conteúdo específico. Segundo Marco Eleuterio, diretor-superintendente da Dtcom, o programa leva conhecimento de qualidade e tecnologia de ponta para o ambiente carcerário. “Disponibilizamos todo o nosso know-how e equipamentos para oferecer ao preso o acesso a conhecimentos úteis para a reinserção na sociedade, além de garantir a reciclagem profissional dos servidores penitenciários”, afirma.
As unidades penais estaduais de Curitiba, Piraquara, Cascavel, Londrina, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá e Francisco Beltrão são as que receberão o programa. “Tenho a certeza de que estamos dando um passo importante para inserir os servidores do DEPEN em um amplo diálogo produtivo, ao oferecer esse leque de oportunidades para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Esperamos, a partir dele, atingir um padrão de excelência nos serviços que prestamos”, ressalta a Secretária Maria Tereza Uille Gomes. A programação dos cursos se estende até novembro de 2011.
Sobre a Dtcom - Fundada em 2000, a Dtcom oferece soluções tecnológicas de comunicação corporativa e capacitação a distância, por meio de transmissão via satélite e pelo sistema LMS (e-learning) na internet. A Dtcom atende organizações nos setores público e privado em todo o Brasil. No portfólio de produtos e serviços oferecidos está a TV Corporativa, com conteúdos desenvolvidos pela Dtcom ou pelo próprio cliente, com a possibilidade de formar uma rede exclusiva de comunicação; e o Sistema de Treinamento com três canais específicos: Autodesenvolvimento, Gestão de Corporativa e Gestão Pública. Além do conteúdo, a Dtcom conta com o LMS próprio que oferece interatividade, tanto para os gestores das organizações na administração de cursos e emissão de relatórios, quanto para a continuidade e reforço dos treinamentos executados. Para que toda esta tecnologia e conteúdo cheguem até o cliente, tem sede em Curitiba, em Quatro Barras (Parque Tecnológico), Rio de Janeiro e São Paulo. Mais informações pelo telefone 0800-703 3180 ouwww.dtcom.com.br.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Por que devemos reinventar a escola?

0 comentários
Vejam o excelente vídeo abaixo:
http://dotsub.com/view/58707cf2-f861-46dd-95c3-62020b4ec8c8

I SEMINÁRIO NACIONAL DE TUTORES DA EAD

0 comentários

ANATED – Associação Nacional de Tutores da Educação a Distância
realizará nos dias 30/09 e 01/10/2011 o I SEMINÁRIO NACIONAL DE TUTORES DA EAD . O seminário tem por objetivo abrir espaço para os tutores, pesquisadores e educadores a apresentar seus trabalhos relacionados ao tema do Seminário que é “Construindo a identidade da Tutoria no Brasil”.

SERVIÇO:

O que: I Seminário Nacional de Tutores da Educação a Distância – “Construindo a identidade de tutoria no Brasil”.
Quando: 30/09 e 01 de outubro de 2011, na Estácio, Campus “Tom Jobim” – Rio de Janeiro/RJ.
Para quem: tutores, profissionais da educação, técnicos, gestores e coordenadores de instituições, alunos de graduação e pós graduação a distância, entre outros.Como participar: inscrições no site http://www.anated.org.br/seminario2011

Sobre a ANATED:

Embora o movimento para a criação da Anated – Associação Nacional dos Tutores da Educação à Distância – tenha começado em meados de 2006, a sua formalização ocorreu em 18 de dezembro de 2009. A proposta da entidade é defender, organizar, incentivar e difundir o trabalho do tutor nas comunidades científicas, acadêmicas e na sociedade.
fonte: